Maiores Informações
(79) 3346.1892
Enfermagem
Apresentação

Os dirigentes da FAPIDE pensaram a implementação da futura Faculdade, tendo como objetivo principal, o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural de Canindé e Região.

O Curso em Enfermagem Bacharelado da Faculdade Pio Décimo de Canindé do São Francisco – FAPIDE, elaborado pelo Coordenador e Núcleo Docente Estruturante – NDE atende às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo MEC. O projeto pedagógico abrange importantes aspectos estruturais relativos a:

1. Objetivos gerais do curso, contextualizados em relação às suas inserções institucional, política, geográfica e social;

2. Perfil profissional desejado e competências e habilidades específicas esperadas;

3. Condições objetivas de oferta e a vocação do curso;

4. Organização curricular, observadas as diretrizes curriculares nacionais;

5. Cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do curso;

6. Formas de realização da interdisciplinaridade;

7. Modos de integração entre teoria e prática;

8. Formas de avaliação do ensino e da aprendizagem

Duração

Em conformidade com as orientações legais, a Proposta Curricular para o Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem está proposta com uma carga horária de 4.300h (quatro mil e trezentas) horas distribuídas em 10 (dez) períodos semestrais, integralizados em 05 (cinco) anos, assim distribuídos:

Disciplinas e Atividades Formativas:

Total de Carga Horária– 4.300h.

Estágios:
Estágio Curricular Supervisionado I – 400 horas
Estágio Curricular Supervisionado II – 400 horas


Atividades Complementares:
Extensão
Iniciação a pesquisa
Eventos, Palestras
Cursos, Seminários
Oficinas, Congressos
Grupos de estudos

Portaria e Autorização
Matriz Curricular
Quadro de Professores

O Curso de em Enfermagem Bacharelado é composto atualmente por professores mestres e doutores com experiência em Superior, Pesquisa e Extensão.

Monitoramento e Nivelamento

A monitoria é desenvolvida pelos discentes de Enfermagem como atividade de iniciação à docência, conforme Portaria Nº 023/2015/DG/FAPIDE.

Trata-se de iniciativa integrante das atividades orientadas pelo corpo docente do Curso com o objetivo de iniciar o graduando em atividades próximas ao fazer docente. Ademais, a participação em tal atividade possibilita o aprofundamento de conhecimentos e fomenta as habilidades de liderança do graduando, que, em auxílio e sob a supervisão do docente preceptor, pode dirimir dúvidas dos colegas que possam existir sobre os assuntos ministrados na sala de aula e também facilitar a interlocução entre professores e discentes.

Dessa forma, os monitores auxiliam os professores na execução de tarefas diversas, como: atividades didático-pedagógicas; assessoria a alunos, orientação em trabalhos didáticos (de sala de aula, de biblioteca, de campo); atividades de pesquisa e extensão relacionados à disciplina; organização dos materiais e apoio para as atividades práticas em laboratório.

A monitoria é desenvolvida por graduandos que já cursaram disciplinas específicas do curso e que atendam às especificações do Edital de seleção de monitores. Além de cumprir as exigências do edital, os candidatos a uma vaga de monitor são submetidos a uma avaliação prática e/ou teórica para comprovar o domínio dos conteúdos relacionados à disciplina em que atuará como monitor. Ademais, fica vedado ao monitor o exercício da docência e de quaisquer atividades de caráter administrativo, de julgamento de verificação de aprendizagem e de supervisão de estágio.

Dentre as disciplinas que poderão contar com atuação de monitores, citamos: Anatomia I, Anatomia aplicada à Enfermagem, Semiotécnica, Histologia e Embriologia aplicada à enfermagem, Bioquímica Básica, Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Parasitologia Humana, dentre outras conforme a necessidade.

Coordenação do Cursos

Profa. Juciene de Matos Braz

A Coordenadora da Faculdade Pio Décimo de Canindé do São Francisco - FAPIDE, Profª. Msc. Juciene de Matos Braz, possui graduação em Enfermagem – Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2011), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2015) e Doutorado em andamento pela Universidade Federal de Sergipe (2017).

Laboratórios Didáticos

Os laboratórios são espaços destinados ao suporte técnico e pedagógico de diversas atividades curriculares do Curso de Enfermagem. Embora centrado nas atividades práticas de ensino, os laboratórios também devem operacionalizar o atendimento a outras necessidades advindas da prática de investigação e da extensão.

Os laboratórios foram planejados segundo as necessidades didático-científicas do projeto pedagógico do curso no que se refere à área física, às instalações específicas, às condições de biossegurança e aos equipamentos e aparelhos identificados pelos professores responsáveis pelas práticas e pelos projetos de pesquisa e programas de extensão.

O curso de Enfermagem dispõe dos seguintes Laboratórios para o desenvolvimento do curso:

1. Laboratório Multidisciplinar;
2. Laboratório de Enfermagem;
3. Laboratório de Anatomia
4. Laboratório de UTI e Centro Cirúrgico (CC)

Calendário Acadêmico
Núcleo Docente Estruturante

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n.11.096/2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%)...

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.

Fale Conosco