Entre em contato
(79) 3346.1892
NOTÍCIA
Entenda o que significa o símbolo que representa a Enfermagem

Grande conhecido dos estudantes e profissionais da área, o símbolo da Enfermagem é composto por uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente. Essa representação foi adotada depois de uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem de 1999 que definiu ainda que o símbolo dos técnicos e auxiliares de enfermagem seria constituído pela lâmpada a óleo com o adendo de uma seringa. 
 
Embora os símbolos sejam bem difundidos, poucas pessoas sabem qual a origem e o conceito deles. Para entender seus significados é necessário fazer uma viagem através do tempo. A lâmpada a óleo está associada a Florence Nightingale, enfermeira britânica que se aventurou também pelos caminhos da estatística, matemática e escrita. 
 
De família aristocrata, Florence abriu mão de uma vida confortável para cuidar de doentes pobres e feridos de guerra. Depois de receber permissão de seu pai para estudar enfermagem na Alemanha, ela treinou 38 mulheres que, junto a ela, se voluntariaram para cuidar de feridos na Guerra da Crimeia, na década de 1850. 
 
Ao longo desse período, Florence era chamada de Dama da Lâmpada, pois durante a noite ela prestava socorro aos doentes segurando uma lâmpada a óleo. Através da sua atuação na área da saúde, ela ficou expressivamente conhecida na Inglaterra e, em 1859, fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, um marco para o mundo da enfermagem. 
 
Dessa forma, a lâmpada a óleo é uma grande referência a Florence Nightingale e significa também a luz no caminho dos profissionais da área. Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura. No caso do símbolo dos técnicos e auxiliares de enfermagem a seringa simboliza a técnica e a precisão. 
 
Conheça o curso de Enfermagem

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n.11.096/2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%)...

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.