Aprender sobre Enfermagem é também aprender técnicas e métodos para cuidar do outro. O nível técnico da profissão é ofertado pela Fapide com professores especialistas qualificados para que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos sobre a área e saiam preparados para o mercado de trabalho.
O curso é destinado a portadores de certificado de conclusão do ensino médio, alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou àqueles que já são portadores de diploma de nível superior e desejam diversificar suas atividades laborativas.
Coordenadora- Enfermeira Márcia Aurélia Siqueira
O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Pio Décimo de Canindé foi criado em 2017 e tem por missão formar enfermeiras e enfermeiros nos níveis de graduação e pós-graduação; preparar docentes, pesquisadores e especialistas em áreas afins da enfermagem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da profissão em âmbito local, regional e nacional. Além disso, busca também promover, realizar e participar de estudos, pesquisas, cursos e outras atividades voltadas para a melhoria do ensino e da prática de enfermagem, prestar serviços à coletividade, tendo em vista a transformação das condições de vida e saúde da população.
Em nossa Faculdade, a graduação em Enfermagem habilita o estudante para desenvolver as funções assistenciais, administrativas, de ensino e pesquisa, tornando-o apto a atuar nos diversos níveis de assistência e em diferentes campos dos serviços de saúde, desde o nível preventivo até a reabilitação da saúde. Tudo isso com competências para educar, cuidar, gerir e pesquisar nos níveis individual e coletivo, respeitando as necessidades integrais dos indivíduos nas diferentes fases do ciclo vital e para intervir no processo saúde-doença, em seus determinantes biopsicossociais e no perfil epidemiológico loco-regional e nacional, contribuindo efetivamente para a elevação dos indicadores de saúde e qualidade de vida da população.
O currículo é direcionado para a formação do(a) Enfermeiro(a) na perspectiva da Enfermagem enquanto prática social e propõe trabalhar competências direcionadas para a assistência ao indivíduo, família, e comunidade, estando fundamentado numa metodologia científica crítica e reflexiva, instrumentalizando o aluno para atuar como membro ativo da equipe de saúde. Volta-se também para a participação no processo decisório e de implementação de ações administrativas, em instituições de nível federal, estadual ou municipal, bem como na rede privada de serviços de saúde, e a própria presença em entidades, ações e movimentos intrínsecos à área, que visem à melhoria das condições da profissão, e ao desenvolvimento de pesquisas buscando construir o saber da profissão.
Informações gerais
O Curso de Enfermagem da FAPIDE, enquanto espaço de irradiação de valores sociais, políticos e culturais em seu âmbito de atuação, tem como objetivo geral:
O quadro docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Pio Décimo de Canindé é composto por professores especialistas, mestres e doutores com vasta experiência em docência no ensino superior, bem como, no âmbito de pesquisa e extensão.
A monitoria é desenvolvida pelos discentes de Enfermagem como atividade de iniciação à docência, conforme Portaria Nº 023/2015/DG/FAPIDE.
Trata-se de iniciativa integrante das atividades orientadas pelo corpo docente do Curso com o objetivo de iniciar o graduando em atividades próximas ao fazer docente. Ademais, a participação em tal atividade possibilita o aprofundamento de conhecimentos e fomenta as habilidades de liderança do graduando, que, em auxílio e sob a supervisão do docente preceptor, pode dirimir dúvidas dos colegas que possam existir sobre os assuntos ministrados na sala de aula e facilitar a interlocução entre professores e discentes.
Dessa forma, os monitores auxiliam os professores na execução de tarefas diversas, como: atividades didático-pedagógicas; assessoria a alunos, orientação em trabalhos didáticos (de sala de aula, de biblioteca, de campo); atividades de pesquisa e extensão relacionados à disciplina; organização dos materiais e apoio para as atividades práticas em laboratório.
A monitoria é desenvolvida por graduandos que já cursaram disciplinas específicas do curso e que atendam às especificações do Edital de seleção de monitores. Além de cumprir as exigências do edital, os candidatos a uma vaga de monitor são submetidos a uma avaliação prática e/ou teórica para comprovar o domínio dos conteúdos relacionados à disciplina em que atuará como monitor. Ademais, fica vedado ao monitor o exercício da docência e de quaisquer atividades de caráter administrativo, de julgamento de verificação de aprendizagem e de
supervisão de estágio.
Dentre as disciplinas que contam com atuação de monitores, citamos: Anatomia humana, Anatomia aplicada à Enfermagem, Semiologia, Semiotécnica, Histologia e Embriologia, Bioquímica Básica, Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Parasitologia Humana, dentre outras conforme a necessidade.
Prof.ª Dr.ª Andrea Kedima Diniz Cavalcanti Tenório
Doutora em Enfermagem e Saúde pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São
Francisco – UNIVASF.
Especialista em Ciência de Dados e Saúde Digital pela Universidade Federal de Pernambuco
– UFPE.
Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES-UNITA.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4745028264663797
E-mail: andrea.tenorio@piodecimo.edu.br /
enfermagem@fapide.edu.br
Nossa Faculdade dispõe de cinco laboratórios voltados para a formação prática e integrada dos estudantes, sendo eles: Laboratório de Anatomia, Laboratório de Práticas de Enfermagem, Laboratório de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Laboratórios Multidisciplinares I e II, além de Laboratório de Informática, que está disponível para toda comunidade acadêmica, em especial, docentes e discentes, oferecendo acesso à Internet, bases de dados científicas e materiais técnico-científicos, essenciais para o raciocínio clínico e crítico-reflexivo.
Laboratório de Anatomia
Focado no aprendizado morfológico macroscópico dos órgãos dos diferentes sistemas do
corpo humano, com peças anatômicas artificiais que representam os sistemas do organismo.
O Laboratório de Anatomia é destinado ao estudo da estrutura morfológica do corpo humano
por meio de modelos anatômicos em tamanho real e peças anatômicas sintéticas que
auxiliam na compreensão dos sistemas corporais. Este espaço é essencial para a
construção do conhecimento anatômico necessário à atuação clínica e assistencial dos
futuros enfermeiros.
Laboratório de Práticas de Enfermagem
Destinado ao desenvolvimento de habilidades e competências teórico-práticas para
estudantes de Enfermagem, este é um espaço que contribui em disciplinas obrigatórias e
atividades extracurriculares, com ênfase nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica da
Enfermagem e Saúde da Mulher, capacitando os estudantes para a realização de
procedimentos específicos. Este laboratório simula um ambiente hospitalar e permite o
aprendizado das técnicas básicas e intermediárias de Enfermagem, sendo equipado com
macas, manequins simuladores adultos e infantis, materiais para realização de medicação,
punção, sondagem, curativos, drenos, exame físico e outros insumos utilizados na
assistência ao paciente.
Laboratório de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
O laboratório é destinado principalmente ao ensino-aprendizagem dos cuidados multidisciplinares, especializados e integrados de maior complexidade, associados ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes graves, bem como ao atendimento em situações de urgência e emergência. Abrange, especialmente, disciplinas como Saúde do Adulto e Idoso, Paciente Crítico, entre outras, com foco em cuidados críticos, procedimentos cirúrgicos e emergenciais.
Laboratório Multidisciplinar I
Utilizado por diferentes disciplinas, este laboratório é equipado com microscópios,
vidrarias, reagentes e bancadas adequadas para atividades práticas interdisciplinares,
como Biologia Celular e Molecular, Histologia, Microbiologia, Parasitologia e Patologia.
Laboratório Multidisciplinar II
Este laboratório é equipado com vidrarias, reagentes e bancadas adequadas para
atividades práticas interdisciplinares de disciplinas, como Bioquímica, Farmacologia,
dentre outras.
Formar profissionais capacitados para atender indivíduos, famílias comunidade em todos os níveis de atenção, primando pela promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
O campo profissional é de larga escala, incluindo atendimento pré-hospitalar, hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, atendimento domiciliar, Instituição de Longa Permanência – ILP, programas governamentais de saúde, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, spas, instituições e casas de ressocialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.
O Técnico em Enfermagem é um profissional que realiza ações de enfermagem nos níveis de promoção, proteção, recuperação e de reabilitação da saúde de indivíduos e/ou grupos sociais, prestando cuidados nas diferentes fases do ciclo vital, em situações especiais que envolvam ambientes e procedimentos de maior complexidade e suporte tecnológico, integrando equipes especializadas para atendimento aos portadores de afecções clínicas e cirúrgicas, de deficiências e de transtorno mental, a usuários de drogas, incluindo situações de estado grave ou de risco de morte.
Atendendo às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, é exigida a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de todos os estudantes como um requisito básico para a formação. No nosso curso, o TCC assume a modalidade de iniciação científica, realizado sob orientação docente. Por aqui, entendemos que a atividade de pesquisa possibilita o desenvolvimento da atitude investigativa em relação à realidade que, por sua vez, contribui para a formação do sujeito crítico, reflexivo e criativo. Um projeto que proporciona o desenvolvimento da autonomia para a busca e a construção do conhecimento, bem como a produção científica que fundamenta e qualifica a prática profissional.
O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n.11.096/2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%)...
O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.