Entre em contato
(79) 3346.1892
NOTÍCIA
Alunos de Pedagogia participam de Seminário Regional

Os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Pio Décimo de Canindé participaram do I Seminário PIBID e PRP da Região Nordeste entre os dias 10 e 13 de agosto de 2021. O evento teve como tema “Saberes e práticas constitutivos da formação inicial docente em tempos de adversidade” e aconteceu de forma virtual através da plataforma Meet.
 
A ação reuniu faculdades e universidades de todo o Nordeste, e contou com a participação de mais de dez mil participantes e dois mil trabalhos inscritos. Os trabalhos apresentados foram realizados através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), iniciativas que dão ao graduando a oportunidade de estagiar em escolas públicas e receber bolsas de até R$400,00 pelas funções desempenhadas. A Fapide é uma das poucas instituições de ensino da região que participa do projeto.
 
Os discentes da Fapide participaram como monitores e como apresentadores de trabalho. Gabriel França, Mileni Rocha,  Ana beatriz Nunes e Graziela Cruz se apresentaram no Grupo de Trabalho 5 com o tema "Formação Lúdica Docente: A Brinquedoteca e Suas Dimensões Educativas". Já Danilo Vieira Nunes, do 4º período de Pedagogia, e seu grupo composto por Katarina Vasconcelos, Mônica Arlinge, Tobias Inácio e Taís da Paz fizeram parte do Grupo de Trabalho "PIBID e RP - Experiências Pedagógicas e Novas Performances Didáticas". É a primeira vez que Danilo, que foi orientado pela professora Maria Lenilda Caetano França, mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS),  participa de um evento dessa natureza, e afirma que se inserir em ações como essa “é de fundamental importância para a obtenção de uma formação sólida”.
 
Já Débora de Souza Santos, também aluna do 4º período, se apresentou no “Grupo de Trabalho Desafios e Experiências de Ensino Remoto e/ou híbrido na Formação Inicial Docente” ao lado de suas colegas Josefa Costa e Mirela Almeida, abordando o tema “Ensino Remoto e Ludicidade: Perspectivas e Desafios da Prática Docente”. Débora ressalta a importância do PIBID e da experiência proporcionada pelo programa: “o Seminário foi uma oportunidade de por em prática aquilo que aprendemos na faculdade, ver de fato o que aprendemos e o que precisa melhorar”.
 
Eventos como o Seminário Regional são de extrema importância para a formação de todo estudante. Afinal, o aprendizado da Faculdade deve se estender também para outros ambientes acadêmicos além da sala de aula. Nossa Instituição orgulha-se do desempenho dos nossos alunos durante a ação e reafirma o compromisso com o aprendizado em suas diferentes manifestações.
 

Danilo.jpg

Danilo Nunes, aluno do 4º período de Pedagogia.
 
 

Débora.jpg

Débora Santos, aluna do 4º período de Pedagogia.

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n.11.096/2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%)...

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.