Entre em contato
(79) 3346.1892
NOTÍCIA
Alunos da Faculdade Pio Décimo de Canindé lançam livro

Os alunos do Curso de Pedagogia da Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco produziram e lançaram, na terça-feira, 21, o livro "Trajetórias educacionais: Fragmentos bibliográficos", sob orientação do professor Carlos Alexandre.
 
Na disciplina "Educação em Sergipe'', ministrada por Carlos Alexandre, surgiu a ideia de construir a obra. Ao todo, 22 estudantes contribuíram com a produção sobre a própria trajetória educacional desde a infância até o momento atual. 
 

WhatsApp Image 2021-12-22 at 10.41.56.jpeg

 
“Nós vamos ler narrativas que mostram como o caminho da educação é importante para solidificar a constituição do sujeito/cidadão. A sociedade ganha, ao se debruçar sobre as biografias, percebendo como o professor é uma peça fundamental na vida dos estudantes e na construção da sociedade”, afirma Alexandre. 
 
“A escola é um espaço plural e de extrema importância para que ocorra a inclusão e o acesso de cada cidadão a diversos campos da sociedade”, complementa. 
 
Geovanio Santana, aluno concluinte do Curso de Pedagogia da Faculdade Pio Décimo de Canindé, é um dos coautores da obra. Para ele participar da construção do livro foi “nostálgico e divertido" e "um desafio emocional e mental” devido à viagem no tempo feita por ele em busca de memórias para contar sua trajetória educacional.
 
“Minha história começa pela infância escolar no início dos anos 90, misturando o eu singular com o eu estudante, como era a educação daquela época, as características das professoras e a importância delas na pessoa que me tornei. Depois falo da transição do fundamental para o médio simultâneo a mudança de século e aí começa uma viagem até meu ingresso na faculdade, as pessoas que cruzaram meu caminho nesse percurso, as angústias, os obstáculos, os sentimentos de cada momento vivido no espaço escolar que vai além do currículo formal, sistematizado”, resume Geovanio sobre a sua história presente no livro.
 
Outra coautora da obra é a pedagoga, recém-formada na Faculdade Pio Décimo de Canindé, Rosalina Salgado. Pernambucana de Catende, Rosalina, durante o estágio supervisionado do Curso de Pedagogia, em uma escola da rede pública de Canindé de São Francisco, conheceu o Projeto de Leitura Deleite, onde os professores ofertam às crianças a contação de história. “A permanência deste Projeto [Deleite] colabora substancialmente com a Educação e melhora o nível de conhecimento das crianças. Com isso, as relações interpessoais e sociais, além de outras instâncias, são melhoradas”, afirma a pedagoga.
 
Em sua trajetória presente na obra, Rosalina destaca a importância que a educação tem na vida de todos, desde a infância até a velhice. “A educação pode e deve entrar na vida de todos a qualquer momento. E um professor engajado, comprometido com a educação, faz grande diferença/mudança na vida das pessoas”, ressalta.
  
A obra vai ser distribuída na biblioteca da Faculdade Pio Décimo de Canindé, na biblioteca da Faculdade Pio Décimo, em Aracaju, além das bibliotecas municipais de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, em Sergipe, e em Piranhas, Alagoas - locais de origem dos coautores.  
 
A disciplina “Educação em Sergipe”, que tem como foco a reflexão sobre a historiografia da educação no estado sergipano, promove estudo de autores sergipanos que estudam a educação no estado, como Jorge Carvalho do Nascimento, Maria Thetis Nunes, Emilie Souza de Almeida, Jouberto Uchôa de Mendonça, Joseilde de Santana Santos, Magno Francisco de Jesus Santos e Marluce de Souza Lopes Santos.
 
Para a Faculdade Pio Décimo de Canindé é um orgulho poder participar de iniciativas como essa, inclusive com a impressão deste material que vai contribuir com a educação sergipana.

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n.11.096/2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%)...

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.