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NOTÍCIA
Alunos de Pedagogia participam do Pibid

Em 2018, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) alterou seu edital para incluir a participação de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas na iniciativa. Com a mudança, algumas Faculdades que possuem cursos de licenciatura vinculados ao Programa Universidade Para Todos (Prouni) adentraram no projeto e, em 2020, a Faculdade Pio Décimo de Canindé tornou-se uma delas, seguindo o caminho da Faculdade Pio Décimo de Aracaju.   
 
O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a estudantes dos primeiros períodos de licenciatura. O principal objetivo do programa é oferecer bolsas, remuneradas ou voluntárias, proporcionando ao aluno de graduação a vivência do cotidiano das escolas públicas de educação básica.   
 
A Faculdade Pio Décimo de Canindé participou do edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao ano de 2020. “O Pibid proporciona a intersecção entre teoria e prática, possibilitando ao graduando experienciar a sua futura profissão de maneira efetiva, crítica e reflexiva”, afirma a professora Giseliane Almeida, coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia em Canindé de São Francisco.   
 
Desde sua implantação na Instituição de Ensino, o Pibid já alcançou 24 residentes remunerados. Gabriel França, estudante do 4º período de Pedagogia é um deles: “o Pibid nos proporciona momentos únicos, tanto com os alunos, como com a escola, diretores e profissionais responsáveis. Além de nos preparar para lidar de forma direta com a docência, nos prepara também para lidar com toda a complexidade e singularidade da infância com o intuito de extrair o melhor de nós para, no futuro, extrair o melhor de cada criança”, conta o graduando sobre sua experiência com o projeto.   
 
A inserção no Pibid possibilita ainda que os participantes atuem em eventos ligados ao projeto como seminários, encontros e congressos, onde são socializadas experiências e atividades ligadas à iniciativa. Gabriel e outros colegas de curso recentemente apresentaram trabalho no I Seminário PIBID e PRP da Região Nordeste. O evento teve como tema “Saberes e práticas constitutivos da formação inicial docente em tempos de adversidade” e contou com a participação de diversas Faculdades e Universidades.  
 
“Ações como essa são importantes para preparar de forma eficiente o aluno a lidar com a experiência em sala de aula, os desafios, principalmente no cenário de pandemia atual, além de nos impor um nível a mais de empatia e sensibilidade com as escolas, com famílias carentes e perceber que a arte da docência está muito além de aplicar atividades”, afirma Gabriel sobre sua experiência durante o Seminário. “Trata-se de algo arrebatador, quando muitos tabus são quebrados, uma visão distorcida de um passado nublado e totalmente revelado diferente. Em resumo, projetos como esses são essenciais devido à oportunidade que o aluno tem de vivenciar em primeira mão os desafios de uma sala de aula e o quão gratificante isso se torna”, finaliza.

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n.11.096/2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%)...

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.