Entre em contato
(79) 3346.1892
NOTÍCIA
Caixa amplia número de vagas no FIES e abre calendário para aditamentos

Até o dia 31 de maio de 2022, estará aberto o calendário para a realização dos aditamentos contratuais de financiamentos do Novo FIES, para o 1º semestre de 2022, de acordo com a Caixa Econômica Federal. 
São públicos-alvos do aditamento do primeiro semestre de 2022 todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do Novo FIES e que já tenham realizado os aditamentos de semestres anteriores ou tenham efetivado o contrato no segundo semestre do ano passado (2/2021). 
A Caixa ressalta que a adimplência do estudante com pagamentos mensais da manutenção do seu financiamento e coparticipação - boleto único (por meio de débito em conta ou boleto bancário) é condição para efetivação dos aditamentos. Como os processamentos dos pagamentos ocorrem sistemicamente no prazo de 5 dias úteis, a Caixa orienta que os estudantes inadimplentes realizem o pagamento das parcelas em aberto, de forma a garantir que todos os procedimentos sejam concluídos em tempo hábil. 
Segundo o Ministério da Educação (MEC), nesse ano, o FIES passa a ter 110.925 vagas, sendo 66.555 para o primeiro semestre. E quem possui contrato e está inadimplente vai poder negociar as dívidas com até 92% de desconto.  
Os contratos com atraso superior a 90 dias terão até 12% de desconto sobre o saldo devedor, além de isenção de juros e multas, para pagamento à vista. Outra possibilidade prevista é o parcelamento das dívidas em até 150 meses, também com isenção de juros e multas.
Para aqueles que estão com pagamento atrasado há mais de um ano, caso em que a possibilidade de recuperação é considerada menor, está previsto o desconto de 92% da dívida consolidada para os estudantes que estão no Cadastro Único ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial. E de 86,5% para os demais estudantes. Nas duas opções, os descontos valem para pagamento a vista ou quitação em dez parcelas mensais e sucessivas, com reajuste pela Selic.
 

O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n.11.096/2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%)...

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.